Raskólnikov

Adoro Dostoievski. Enquanto estava lendo “Noites branca” chorava só de olhar para o livro. Quando terminei, quis matar Nastenka. Acontece que tenho um problema com Dostoievski (e com literatura russa de um modo geral): os nomes – russos, por sinal. Não consigo guardá-los por mais de um parágrafo, tão cheios de K’s e terminados em “ov” que são. Quando li “Recordações da casa dos mortos”, umas 500 páginas de lembranças, ou seja, cheias de nomes russos, ficava voltando algumas páginas a todo momento, pois nunca sabia qual era o “ov”de que se estava falando. Agora estou lendo “Crime e castigo” (pela primeira vez na vida... sei que é vergonhoso). Levei uns oito capítulos para conceber que o personagem principal se chama Raskólnikov. Quanto aos outros membros da trama, só o contexto me faz identificá-los, porque os nomes russos...

Comentários

Anônimo disse…
Bem... ler é sempre bom... E não é vergonhoso... eu ainda nem cheguei perto desses livros... mas eu li algo: O livro de ouro da mitologia... foi uma graaaaaaaande leitura... pena que o cara não se dedicou mais à mitologia egípcia nem à nórdica... Mas foi bom... Dá para consultar... Agora vou começar uma nova leitura... Acho que de preferência de um brasileiro... Não sei... E mais uma vez comentando seu blogerum!

Postagens mais visitadas deste blog

Memórias de mim

A arte dos fracos

Lá e de volta outra (terceira) vez?