Subversão

Toda vez (e são muitas vezes) que P., meu professor de alemão, diz que “a oralidade subverte as regras”, sinto minhas mãos ficarem levemente aquecidas e mais pressinto do que sei que um sorriso tomou-me o rosto. Sei que P. pensa que isso é sinal de concordância, como se eu dissesse sem dizer: “esses falantes nativos inconseqüentes que desconsideram séculos, para não dizer milênios, de desenvolvimento gramatical desde a gênese do sistema verbal e saem por aí falando do jeito que bem entendem, ignorando a existência de todos os manuais de gramática e etc. etc. etc.” Acontece que não é bem assim... Justo eu, purista que sou (ou tento ser) penso em citar-lhe Saussure, lingüista que considerava a língua como uma “instituição social”, além de toda aquela baboseira que se aprende em IELP (muito mais do que em Lingüística) como o fato de que a língua, como instrumento de comunicação, é de natureza dinâmica e que é, por isso, impossível conter sua evolução. Acho que é esse curso de Letras que faz uma lavagem em nossas mentes para nos sentirmos culpados caso ousemos falar mal da tal da “língua do povo”, “do bom negro e do bom branco”, como diz Oswald de Andrade – que, a propósito, não é apreciado nem por mim nem pela criatura fosforescente.

Comentários

Anônimo disse…
Ainda bem que eu não sou um Lingüista... Para mim, compreendi que todo mundo utiliza diversos estilos de linguagem ( a mardita bíblia azul), então, não tem problema... Mas devemos saber que esta última frô du Láço era uma língua popular du povaum que Casmães deu um jeito de botar ordi na caza! Ou não!
Anônimo disse…
Quem é a sua criatura fosforecente? Estou apaixonado pelos seus textos! Não bastava os da Andressa....
Thalita disse…
Eu acho, do fundo do meu coração, que qualquer um pode gostar do Oswald de Andrade até lê-lo pela primeira vez. haha
O pior é que meu fosforescente (ops, perdão, coloridinho! =P) do Ensino Médio, meu professor de literatura, o Verdasca ^.^, adorava o homem! Grr...

Ma petit fleur! Vamos marcar de nos ver? Vamos, vamos? Vc podia chamar a Andressa e eu a conheceria! ^.^

une (ou 'un'?)bisou!
=**********
Srta. Smilla disse…
Para o Anônimo: infelizmente não posso dizer quem é minha criatura fosforescente (é que todos me achariam louca e tudo o mais (;_;)

*

E quem és tu?
Muito obrigada pelo elogio (elevou meu ego literário ;D) e enfim: quem não é apaixonado pelo que Andressa escreve?
Anônimo disse…
Não é a oralidade que subverte as regras, e sim a falta de gramática no povo!!!!

E estou mais para"Mr. Potter" do que para "Lord das trevas". Não pense mal de mim garota!
D ... disse…
ah... eu fiquei imensamente contente quando me disseram que eu não precisava ficar me policiando o tempo todo, que a língua evolui e bla bla bla. agora eu posso falar do jeito que eu querê e ninguém me correge, que agora eu tenho um bocado de citação chique pra me justificar. hehe!
D ... disse…
gosto muito do senhor anônimo! deixa meu ego lá em cima! deve ser uma criatura muito graciosa. não é, tia Luise?!

**

eu tb sou apaixonada pelos escritos de Lulu, por sua torta de atum e a pipoca que só na casa dela tem um sabor tão bom :D
D ... disse…
gosto muito do senhor anônimo! deixa meu ego lá em cima! deve ser uma criatura muito graciosa. não é, tia Luise?!

**

eu tb sou apaixonada pelos escritos de Lulu, por sua torta de atum e a pipoca que só na casa dela tem um sabor tão bom :D

Postagens mais visitadas deste blog

Memórias de mim

A arte dos fracos

Lá e de volta outra (terceira) vez?